quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ampliação de três aeroportos deve ser feita pela iniciativa privada

O governo decidiu conceder a ampliação dos aeroportos de Cumbica (SP), Brasília (DF) e Viracopos (SP) para a iniciativa privada. Os editais para os dois primeiros devem ser publicados no começo do mês. A abertura do processo licitatório do aeroporto de Campinas está prevista para o fim do mês. O mesmo pode ser feito com as obras do Galeão (RJ) e de Confins (MG). A tendência é que as novas áreas devem sejam concedidas por 20 anos.

O coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura do Conselho Consultivo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Victor Celestino, afirma que um estudo sobre investimentos privados em obras aeroportuárias deve ser levado à agência no fim de maio. Segundo ele, a tendência, até mesmo pelo perfil do novo secretário de Aviação Civil e do presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), é que a iniciativa privada entre por meio de Parcerias Público-Privadas.

O conselho consultivo deve apontar as garantias necessárias para cada modelo, sem entrar no mérito de qual é o melhor para o Brasil. “É uma questão sobre a qual não há consenso nem no mercado internacional”, afirma.

Aero Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário