quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sata tem falência decretada; a dívida da empresa ultrapassa os R$ 400 milhões

A Sata (Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo), empresa que chegou a ser uma das maiores no setor de apoio aeroportuário do País, teve a falência decretada pela 4° Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) no último dia 27 de abril. A empresa, fundada em 1954 e controlada pela Fundação Ruben Berta — ex-dona da Varig — entrou em crise financeira após o colapso da companhia aérea, então a sua principal cliente. Segundo o TJ-RJ, a dívida da Sata é de R$433,8 milhões.

Com o enfraquecimento da Varig, a Sata teve seu fluxo de caixa afetado pelo atraso nos pagamentos das faturas e a inadimplência da companhia aérea. Em janeiro de 2009, sem ter como pagar aos credores e funcionários, a Sata entrou com pedido de recuperação judicial.

Pelo plano de recuperação desenhado pela Justiça, a companhia teria de iniciar o pagamento aos credores no início deste ano, o que não aconteceu. O TJ diz que, desde fevereiro de 2006, quando a Sata tinha cerca de 5,7 mil funcionários, a empresa não recolhe FGTS. Segundo a decisão do juiz Mauro Pereira Martins, da 4° Vara Empresarial, a situação econômica da empresa é irreversível. Procurada, a Sata não se manifestou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário