quinta-feira, 28 de abril de 2011

Embraer admite interesse na concessão de aeroportos

O presidente da Embraer, Frederico Curado, disse nesta quinta-feira que a empresa tem interesse em participar das licitações para a concessão de aeroportos.
Segundo o executivo, a participação da empresa vai depender de alguma atividade onde a Embraer "possa realmente agregar". 
"Não temos ligação com construção civil, temos ligação com aeronáutica e total interesse no mercado doméstico. Se houver oportunidades de negócio, certamente temos interesse", afirmou, após participar de palestra na versão para a América Latina do Fórum Econômico Mundial, que acontece até amanhã no Rio.
Ele classificou o anúncio do governo em fazer a concessão de alguns aeroportos como um "movimento correto".
Curado comentou também sobre a valorização do dólar e o impacto para os exportadores, como a Embraer. Ele disse que a indústria exportadora vem sofrendo com o fato de o governo não manipular a moeda.
"Esse câmbio está muito forte. A gente tem que ter a expectativa que é um problema conjuntural, não é estrutural. Não depende só do Brasil", observou.
Recentemente, a Embraer anunciou a venda de 35 aviões para a China, e anunciou que vai passar a fabricar aviões Legacy no país mais populoso do mundo. A tendência, avliou, é que os custos de trabalho na China cresçam nos próximos anos. Com isso, espera-se que novas indústrias de olho naquele mercado sejam deslocadas para países vizinhos.
"Um aumento de custos na China é um alívio para o resto do mundo, em termos de competição mais equilibrada", afirmou.

Cirilo Junior / Folha de são Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário