O pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Carlos Campos, considera que a adoção de novos modelos de concessão e parceria público-privada (PPP) nos aeroportos brasileiros exigirá normas mais rígidas para o setor. Tais regras, segundo ele, permitirão ao poder público exigir o investimento necessário para garantir a qualidade dos serviços prestados pelas empresas.
O especialista em transportes do Ipea considera que o setor aeroportuário deve ser submetido ao mesmo tratamento de outros segmentos de infraestrutura. Ele citou como exemplo as normas criadas para regular os setores de telecomunicações, a partir do processo de privatização, e de transportes, quando foram feitas as concessões de rodovias federais.
De acordo com Campos, o aperfeiçoamento da regulação é necessário se for confirmado o cenário de mudanças no modelo do setor aeroportuário, já sinalizado pelo governo federal. Está prevista a maior participação de investimentos privados, por meio da abertura do capital da Infraero, das concessões por lotes e da formação novas PPPs. Campos considera que as novas exigências deverão ser elaboradas pela recém criada Secretaria de Aviação Civil.
Fonte: Aero Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário